quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Armadura da Paz - Paulo Cilas

Neste breve ensaio sobre a Armadura de Deus - Efésios 6. 10-17 - me deterei em um de seus itens que só agora me chamou de forma definitiva a atenção. Mas antes de comentá-lo, vamos a alguns pontos sobejamente comentados:

1- Revestir de toda a Armadura. Não apenas de alguns itens. Parece-me que ainda que tenha muita fé mas não desenvolva a justiça, estarei em algum momento sujeito a alguma derrota, ou, pelo menos, a algum abalo ou, ainda, alguma dificuldade na caminhada.

2- Resistir no dia mau e permanecer firme. Não adianta somente vencer se depois de tudo pouco ou nada de mim restar. Quantos há que se esgotaram totalmente depois de batalhas. A promessa de renovação de forças parece não encontrar lugar em suas vidas.

3- A luta não é contra a carne e sangue. Quanto tempo perdemos com questões da carne. Quantos embates? Quantas guerras entre nós? Quanto ódio? Quanta falta de perdão? Enquanto isso o adversá-rio faz em nosso meio seu "parque de diversões".

4- Antes de qualquer outro acessório, a verdade. A roupa vestida primeiro é fundamental para o bom funcionamento da armadura. Na Armadura de Deus  essa roupa é a Verdade. Toda a verdade, não apenas fragmentos dela. Quem não ama a verdade jamais manejará bem a Armadura.

Mas, agora, vou me permitir não comentar sobre a Couraça da Justiça, o Escudo da Fé, o Capacete da Salvação e a Espada do Espírito. Não por serem menos impontantes. Como disse acima todos os elementos da Armadura o são. Entretanto quero me deter no calçado. Os pés são a base e o que calçamos é de vital importância. Experimente andar com um calçado muito folgado. Ou muito apertado. Ou ainda impróprio como um "salto alto agulha" em paralelepípedo. Pois bem, na Armadura de Deus o nosso calçado - nossa base - é o "Evangelho da Paz"!
Embora "armadura" nos faça pensar em guerra a nossa base, sobre a qual todo o mais é assentado, precisa urgentemente ser A Paz. Jesus é o Príncipe da Paz. "Curiosamente" você não verá na Bíblia Jesus lutando.
Muitas vezes nos indignamos com pessoas e situações desse mundo, mas não podemos perder a Paz.
As imundícies, as pessoas más e seus ardis não devem roubá-la de nós.
Devemos denunciar o engano, os falsos profetas, os interesses maliciosos do mundo e do seu comandante. Mas não podemos perder a Paz. Olhar o pecador que nos afronta sem nos deixar consumir pelo desejo de vingança. "Minha é a vingança, diz O Senhor"!
Há muitos textos sobre A Paz. Tente lembrar ou tente conhecê-los. E não se esqueça: A Paz é a base da nossa Armadura.
A Paz do Senhor!  

Uma esquerda religiosa e sem esperança - Filipe Samuel Nunes em Gospelprime

As pilhagens e o gosto pela violência que atravessa os Estados Unidos têm surpreendido o mundo. Alguns argumentarão que o problema racial é...